Curso de Radiotelefonia

Internacional (R/T-I)

O Curso de R/T-I, ministrado pela escola de aviação ultraligeira Pelicano, cumpre com os seguintes requisitos legais:

  • Decreto de Lei n.º 238/2004 de18 de Dezembro;
  • Regulamento n.º 164/2006 de 8 de Setembro;
  • Decreto de Lei n.º 283/2007 de 13 de Agosto;
  • Regulamento n.º 510/2008 de 18 de Setembro.

O objectivo deste curso é ministrar ao Piloto de Ultraleve (PU) os conhecimentos necessários para que este opere uma estação de serviço móvel aeronáutica, na língua inglesa, a bordo de uma aeronave.

Informações gerais


Requisitos:

  • Ser titular de uma licença de PU (Piloto de Ultraleves), válida, emitida pelo INAC em conformidade com o Decreto de Lei n.º 238/2004, de 18 de Dezembro;
  • Ser titular de um certificado de aptidão médica classe 2/ULM (Ultraleves Motorizados), válido, emitido pelo INAC nos termos do Decreto de Lei n.º 250/2003, de 11 de Outubro e de acordo com os padrões da ICAO.

Documentos a entregar:

  • 2 fotografias tipo passe;
  • Fotocópia da licença de Piloto de Ultraleves (PU);
  • Fotocópia do Certificado Médico Classe 2/ULM;
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte;
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte (no caso de entrega do BI ou Passaporte).

Nota: Na licença de PU do candidato ao curso de R/T-I tem que constar obrigatoriamente o averbamento da qualificação classe/tipo MEA-G3, válida.

Local:

A instrução teórica é ministrada em salas de aula, preparadas e devidamente equipadas, nas instalações da OMNI Aviation Training Center (OATC), no Hangar 1, no Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, com quem foi estabelecido um acordo para o efeito. Ocasionalmente e quando fins específicos o justifiquem, podem ter lugar sessões em outras instalações, bem como visitas de estudo ou de familiarização.

A instrução prática de voo tem lugar a partir deste aeródromo.

Horas de instrução:

A carga horária total do curso prevista é de 9 horas de instrução, distribuídas da seguinte forma:

  • 5 horas de instrução teórica em sala de aulas;
  • 2 horas de briefings e debriefings para preparação e revisão dos voos de instrução;
  • 2 horas de instrução prática de voo em aeronave ultraleve multieixos avançada (Skyleader 200/SL200 ou Skyleader 500/SL500), com 5 aterragens em LPCS incluídas.

Duração:

Prevê-se que o curso tenha uma duração máxima de um (1) mês, dependendo da aptidão e disponibilidade dos alunos e das condições meteorológicas.

Horário:

As sessões teóricas decorrem ás segundas-feiras e ás quartas-feiras das 19:30 às 22:30. Este horário pode ser alterado desde que os alunos escolham outros dias/horas.

Carga Horária:

Instrução Teórica:

DisciplinasHoras
Comunicações (COM) 5
Total 100

Nota: É da conta da escola, a distribuição de manuais de instrução, complementados com suplementos fornecidos pelos instrutores, por forma a facilitar o estudo e contribuir para uma melhor compreensão e assimilação de conhecimentos das diferentes disciplinas.

Instrução Prática:

Horas de Voo
Fases do Curso
Duplo Comando (DC)
Total
Adaptação (AD) SL200/SL500
01:00
01:00
Aperfeiçoamento (AP)
01:00
01:00
TOTAL
02:00
02:00

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