Curso de Radiotelefonia
Internacional (R/T-I)
O Curso de R/T-I, ministrado pela escola de aviação ultraligeira Pelicano, cumpre com os seguintes requisitos legais:
- Decreto de Lei n.º 238/2004 de18 de Dezembro;
- Regulamento n.º 164/2006 de 8 de Setembro;
- Decreto de Lei n.º 283/2007 de 13 de Agosto;
- Regulamento n.º 510/2008 de 18 de Setembro.
O objectivo deste curso é ministrar ao Piloto de Ultraleve (PU) os conhecimentos necessários para que este opere uma estação de serviço móvel aeronáutica, na língua inglesa, a bordo de uma aeronave.
Informações gerais
Requisitos:
- Ser titular de uma licença de PU (Piloto de Ultraleves), válida, emitida pelo INAC em conformidade com o Decreto de Lei n.º 238/2004, de 18 de Dezembro;
- Ser titular de um certificado de aptidão médica classe 2/ULM (Ultraleves Motorizados), válido, emitido pelo INAC nos termos do Decreto de Lei n.º 250/2003, de 11 de Outubro e de acordo com os padrões da ICAO.
Documentos a entregar:
- 2 fotografias tipo passe;
- Fotocópia da licença de Piloto de Ultraleves (PU);
- Fotocópia do Certificado Médico Classe 2/ULM;
- Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte;
- Fotocópia do Cartão de Contribuinte (no caso de entrega do BI ou Passaporte).
Nota: Na licença de PU do candidato ao curso de R/T-I tem que constar obrigatoriamente o averbamento da qualificação classe/tipo MEA-G3, válida.
Local:
A instrução teórica é ministrada em salas de aula, preparadas e devidamente equipadas, nas instalações da OMNI Aviation Training Center (OATC), no Hangar 1, no Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, com quem foi estabelecido um acordo para o efeito. Ocasionalmente e quando fins específicos o justifiquem, podem ter lugar sessões em outras instalações, bem como visitas de estudo ou de familiarização.
A instrução prática de voo tem lugar a partir deste aeródromo.
Horas de instrução:
A carga horária total do curso prevista é de 9 horas de instrução, distribuídas da seguinte forma:
- 5 horas de instrução teórica em sala de aulas;
- 2 horas de briefings e debriefings para preparação e revisão dos voos de instrução;
- 2 horas de instrução prática de voo em aeronave ultraleve multieixos avançada (Skyleader 200/SL200 ou Skyleader 500/SL500), com 5 aterragens em LPCS incluídas.
Duração:
Prevê-se que o curso tenha uma duração máxima de um (1) mês, dependendo da aptidão e disponibilidade dos alunos e das condições meteorológicas.
Horário:
As sessões teóricas decorrem ás segundas-feiras e ás quartas-feiras das 19:30 às 22:30. Este horário pode ser alterado desde que os alunos escolham outros dias/horas.
Carga Horária:
Instrução Teórica:
Disciplinas | Horas |
---|---|
Comunicações (COM) | 5 |
Total | 100 |
Nota: É da conta da escola, a distribuição de manuais de instrução, complementados com suplementos fornecidos pelos instrutores, por forma a facilitar o estudo e contribuir para uma melhor compreensão e assimilação de conhecimentos das diferentes disciplinas.
Instrução Prática:
Fases do Curso |
Duplo Comando (DC)
|
Total
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Adaptação (AD) SL200/SL500 |
01:00
|
01:00
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Aperfeiçoamento (AP) |
01:00
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01:00
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TOTAL |
02:00
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02:00
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