Curso de Piloto de Ultraleves Multieixos
Avançado do Grupo 3
O curso de PU/MEA-G3, ministrado pela escola de aviação ultraligeira Pelicano, cumpre com os seguintes requisitos legais:
- Decreto de Lei n.º 238/2004 de18 de Dezembro;
- Regulamento n.º 164/2006 de 8 de Setembro;
- Decreto de Lei n.º 283/2007 de 13 de Agosto;
- Regulamento n.º 510/2008 de 18 de Setembro.
O objectivo deste curso é ministrar ao aluno piloto (AP) os conhecimentos necessários para que este voe, com segurança e de forma eficiente, aeronaves ultraleves da classe/tipo multieixos avançado, em espaço aéreo controlado e/ou não controlado, em condições de voo visual diurno (VFR/D-Daytime Visual Flight Rules) e, habilitar o candidato, a operar uma estação de serviço móvel aeronáutico a bordo da referida aeronave, na língua portuguesa e/ou inglesa.
Informações gerais
Requisitos:
- Ter no mínimo 18 anos de idade à data de emissão da licença de PU;
- Ter a escolaridade mínima obrigatória;
- Ser titular de um certificado de aptidão médica classe 2/ULM (Ultraleves Motorizados), emitido nos termos do Decreto-Lei n.º 250/2003, de 11 de Outubro.
Documentos a entregar:
- 2 fotografias tipo passe;
- Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte;
- Fotocópia do Cartão de Contribuinte (no caso de entrega do BI ou Passaporte);
- Fotocópia do Certificado de Habilitações;
- Fotocópia do Certificado Médico Classe 2/ULM;
- Autorização paternal se for menor.
Nota: Os exames médicos para a obtenção de um certificado de aptidão médica classe 2/ULM podem ser marcados através da escola de aviação ultraligeira Pelicano e são realizados em Centros de Medicina Aeronáutica (AMC-Aeronautical Medical Center) por Examinadores Médicos Autorizados (AME-Aeronautical Medical Examinators), certificados pelo INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil).
Local:
A instrução teórica é ministrada em salas de aula, preparadas e devidamente equipadas, nas instalações da OMNI Aviation Training Center (OATC), no Hangar 1, no Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, com quem foi estabelecido um acordo para o efeito. Ocasionalmente e quando fins específicos o justifiquem, podem ter lugar sessões em outras instalações, bem como visitas de estudo ou de familiarização.
A instrução prática de voo tem lugar neste aeródromo, todavia, e a fim de familiarizar os alunos com outros locais de voo, recorrerá a outros aeródromos, nomeadamente, para o treino de pista curta e voos de navegação.
Horas de instrução:
A carga horária total do curso prevista é de 160 horas de instrução, distribuídas da seguinte forma:
- 100 horas de instrução teórica em sala de aulas;
- 30 horas de briefings e debriefings para preparação e revisão dos voos de instrução;
- 30 horas de instrução prática de voo em aeronave ultraleve multieixos avançada (Skyleader 200/SL200 ou Skyleader 500/SL500), com 50 aterragens em LPCS incluídas.
Duração:
Prevê-se que o curso tenha uma duração entre 10 (dez) e 12 (doze) meses, dependendo da aptidão e disponibilidade dos alunos e das condições meteorológicas.
Horário:
As sessões teóricas decorrem às quintas-feiras das 19:30 às 22:30 e aos sábados das 10:00 ás 13:00. Este horário pode ser alterado desde que a maioria dos alunos escolha outros dias/horas.
Carga Horária:
Instrução Teórica
Disciplinas | Horas |
---|---|
Legislação Aérea e Procedimentos ATC (LEG) | 20 |
Conhecimentos Gerais de Aeronaves (CGA) | 10 |
Performance, Massa e Centragem (PERF/MCG) | 15 |
Comportamento e Limitações Humanas (CLH) | 5 |
Meteorologia (MET) | 15 |
Navegação e Planeamento de Voo (NAV/PLAN) | 15 |
Procedimentos Operacionais (OPS) | 5 |
Princípios de Voo (PV) | 10 |
Comunicações (COM) | 5 |
Total | 100 |
Nota: É da conta da escola, a distribuição de manuais de instrução, complementados com suplementos fornecidos pelos instrutores, por forma a facilitar o estudo e contribuir para uma melhor compreensão e assimilação de conhecimentos das diferentes disciplinas.
Instrução Prática:
Fases do Curso | Duplo Comando (DC) |
Voo Só (VS)
|
Total
| |
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|
11:00
|
-
|
11:00
|
|
Aperfeiçoamento (AP) |
03:00
|
04:00
|
07:00
|
|
Navegação (NAV) |
08:00
|
04:00
|
12:00
|
|
TOTAL |
22:00
|
08:00
|
30:00
|
Nota: a emissão da qualificação de Radiotelefonia (R/T) terá lugar em simultâneo com a emissão inicial da licença de Piloto de Ultraleve (PU); neste caso, se durante a prova teórica escrita e durante a prova de voo for aferida a proficiência na utilização da fraseologia padrão em língua inglesa (de acordo com o Anexo 10, Vol. 2 - Cap. 5 da Convenção sobre Aviação Civil), fica averbado na licença que o seu titular demonstrou competência para operar em inglês, um equipamento de rádio transmissão, a bordo de uma aeronave; caso contrário, se na prova teórica escrita e durante a prova de voo, tiver sido aferida a proficiência na condução das comunicações apenas em língua portuguesa, fica averbado na licença que o seu titular demonstrou competência para operar em português, o referido equipamento de rádio transmissão, a bordo de uma aeronave.
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